Pesquisa diz que TVs 3D são 15% do mercado


 
Depois de divulgar, no início da semana, a queda na produção mundial de TVs LCD, a empresa especializada americanaDisplaySearch anunciou nesta quarta-feira novos e surpreendentes dados sobre as vendas de TVs 3D. Segundo o estudo, cerca de 21,5 milhões de aparelhos desse tipo terão sido vendidos ao final deste ano, o que significa um aumento superior a 300% em relação a 2010.
Computando seus dados a cada trimestre, a empresa concluiu que foram vendidos 6,6 milhões de TVs 3D em todo o mundo no período entre julho e setembro - um aumento de 27% sobre o segundo trimestre. Para estes últimos três meses do ano, a estimativa é de aumento em torno de 30% sobre o período anterior. Com isso, os TVs 3D passam a representar parcela significativa do mercado mundial de TVs LCD. No início do ano, somente 4,5% dos TVs vendidos eram dessa categoria; em dezembro, esse percentual salta para 14,9%, com previsão de subir para 22,5% em 2012.
A explicação dos pesquisadores não está propriamente nos méritos das imagens tridimensionais, mas no grande esforço que os fabricantes fizeram em 2011 para promover os TVs 3D. "Eles tinham estoques excessivos no início do ano", diz David Hsieh, vice-presidente da DisplaySearch. "Como os preços eram muito acima dos outros modelos, os fabricantes tiveram que fazer grandes promoções, e isso acabou convencendo muitos consumidores".
O único problema, segundo ele, é que a falta de conteúdos em 3D pode decepcionar o usuário. Leia mais detalhes a respeito no hot site TV 3D.
FONTE: CNet - Revista Home Theater

Comentários