Fabricantes japoneses fecham fábricas de TVs


 
Dois dos principais fabricantes japoneses de televisores - Hitachi e Mitsubishi - anunciaram esta semana o fechamento de fábricas, devido à crise que abate o país. A Hitachi comunicou a seus acionistas que até setembro será fechada a unidade onde atualmente produz TVs de plasma e LCD. Já a Mitsubishi, que há tempos deixou de fabricar TVs no Japão (mantém fábricas no México e em Cingapura), não irá mais produzir discos DVD e Blu-ray, segundo informou o jornal japonês Asahi Shinbum.
O caso da Hitachi é mais sério: a empresa detém boa fatia de vendas de TVs no mercado japonês, embora longe das líderes (Sharp, Sony, Toshiba e Panasonic). Sua fábrica na cidade de Gifu produz atualmente 100 mil aparelhos por mês. Com a crise, a empresa decidiu produzir ali apenas projetores e chips.
As decisões de Hitachi e Mitsubishi vêm se somar ao que anunciaram, nos últimos meses, outros grandes fabricantes japoneses. Em novembro último, Sony e Panasonic comunicaram que irão cortar pela metade sua produção de TVs. A Sony acertou contrato de fornecimento com a chinesa Hon Hai, de quem irá comprar parte de seus TVs a partir deste ano. A Sharp também interrompeu a produção em algumas de suas fábricas de LCDs, e a Toshiba anunciou que pretende fechar dez unidades este ano.
FONTE: Tech Crunch

Comentários