Cientistas do MIT (Massachussets Institute of Technology), nos EUA, construíram uma câmera que pode captar objetos escondidos até através de superfícies rígidas, como paredes. Com unidade óptica à base de laser, o aparelho é capaz de localizar até mesmo figuras que estejam fora do alcance de sua lente.
Além de um feixe de laser, os técnicos desenvolveram um software que consegue recriar objetos a partir de ondas luminosas que se espalham sobre qualquer superfície. Segundo o prof. Ramesh Raska, chefe da equipe que trabalha no projeto, a câmera dispara pulsos de laser sobre um muro ou parede, em velocidade ultra-rápida, de tal forma que objetos localizados nas proximidades são atingidos pela luz. Parte desses raios volta para a mesma parede, como num efeito de espelho, trazendo informações que são lidas instantaneamente pela câmera (veja a ilustração).
Segundo Raska, com essas informações é possível recriar a imagem do objeto atingido. A câmera, diz ele, capta uma imagem a cada trilionésimo de segundo, permitindo construir imagens tridimensionais com a precisão de 1 centímetro, numa área de 40x40cm. A invenção, que ainda passa por testes dentro do MIT, terá aplicações principalmente nas áreas de segurança e monitoramento.
FONTE: The Guardian
Comentários
Postar um comentário