Projetor 4K Sony


Por Thomas J. Norton – Home Theater Magazine (EUA)

                                  
Os fãs de projetores de vídeo nunca encontraram tantas novidades na área. Embora a tecnologia 3D seja a bola da vez, a resolução 4K já espera para ser o centro das atenções. Mas, afinal, o que é 4K? Também conhecido como Quad HD, trata-se de um padrão de vídeo capaz de exibir imagens com resolução de 3840 x 2160 pixels ou máxima de 4096 x 2160 pixels. Esse último tem uma contagem total de mais de 8 milhões de pixels (8.847.360). Isso significa mais do que quatro vezes a resolução HD ou Full HD. 

O VPL-VW1000ES aceita conteúdos em 2D com resolução de até 4K gravado a 24 quadros por segundo e realiza o processo de upscaling do sinal vindo de um Blu-ray player, por exemplo, para 4K. Por outro lado, o projetor da Sony aceita sinal Full HD em 3D, mas não 4K em 3D. O VW1000ES não é o primeiro projetor 4K à venda comercialmente. É, porém, o primeiro desenvolvido especialmente para uso em home theater, custando quase dez por cento do valor de um modelo para home cinema, lançado anos atrás. 

Antes do lançamento oficial, o fabricante nos enviou uma amostra do projetor, além de um computador contendo uma seleção de imagens gravadas na resolução real de 4K.
DESCRIÇÃO 
O acabamento em preto texturizado é feito num chassis grande e cheio de curvas, onde se destaca a bela e imponente lente. Esse componente, quando não está em uso, é protegido por uma tampa motorizada. As entradas estão localizadas na lateral do projetor, enquanto na parte traseira há grandes saídas para ventilação. Nesse local, vimos alguns vazamentos de luz, mas muito sutis, que provavelmente provocarão apenas uma distração leve para os espectadores sentados atrás do projetor.
 
O VPL-W1000ES se revelou extremamente silencioso no modo de lâmpada “baixo”. O ruído do ventilador é mais audível na configuração da lâmpada “alta”, mas ainda assim quase imperceptível. O transmissor de sinal 3D para os óculos é integrado ao projetor, mas é possível adquirir à parte um transmissor externo secundário, principalmente se houver muitos espectadores em uma sala de grandes dimensões. 
TECNOLOGIA

O coração do sistema óptico do projetor é composto por três chips SXRD (Silicon X-tal Reflective Display) com tamanho de 0,74” e resolução de 4K cada. Considerada como uma variante da tecnologia LCoS (Liquid Crystal on Silicon), a SXRD foi desenvolvida pela Sony há quase dez anos, sendo capaz de produzir maior contraste e resoluão nativa em relação aos projetores dos tipos DLP e LCD. O alinhamento preciso dos painéis de imagem em qualquer projetor de três chips é fator crucial. E o VW1000ES oferece a mesma convergência dos projetores high end profissionais da Sony, porém, não apresentou um alinhamento perfeito. 



O VW1000ES atualiza imagens a uma taxa de 120Hz, exceto para filmes gravados a 24p (quadros por segundo), onde a atualização é de 96Hz. Acrescenta quadros interpolados ou repetidos ao material de origem, conforme necessário para coincidir com a taxa de atualização apropriada. O projetor apresenta compatibilidade com todos os formatos 3D.
AJUSTES

Os controles de Zoom, Foco e Lens Shift (deslocamento de lente) vertical e horizontal do VW1000ES são todos motorizados. Existem no projetor cinco modos prédefinidos na memória, que foram muito úteis para proporcionar a melhor exibição – sem perdas ou distorções – de conteúdos com diferentes formatações de tela. 

Quanto aos modos de imagem, encontramos nove ajustes de fábrica, podendo ser alterados para cada entrada, tanto para sinais 2D quanto para 3D. 

Dentre as opções avançadas, há controle de Espaço de Cor com seis opções de gama de cores, que produziram resultados relativamente precisos, embora não fossem perfeitos. Uma solução seria a presença de um sistema de gerenciamento de cores (CMS), um conjunto de controles dedicados para o ajuste fino no intervalo entre as cores (Gamut), o qual surpeendentemente esse projetor de alto padrão não traz. A Sony diz que planeja oferecer o CMS no VW1000ES no futuro, mas não deixa claro se esse recurso será adaptado ou atualizado nos aparelhos vendidos inicialmente. 



O projetor disponibiliza dez configurações pré-programadas de Correção Gamma, permitindo controlar melhor o brilho na região central da tela. Acompanha o projetor, um programa denominado ImageDirector 3, que o usuário deve utilizar com um PC para ajustar manualmente o intervalo dessa saída de luz. Também no menu, o Cinema Black Pro inclui configurações de Iris para lâmpadas em modos “Alta” e “Baixa”, aprimorando o contraste nas cenas escuras com detalhes de sombras impressionantes. 

Já o Motionflow da Sony tem funções de interpolação de quadros e suavização de movimentos. Uma vez ativado, esse recurso reduz consideravelmente a trepidação de imagem e pode fazer filmes parecerem vídeos – proceso muitas vezes chamado de “efeito novela”.
AVALIAÇÃO 

Iniciamos os testes com filmes em Blu-ray. O projetor foi posicionado a um pouco mais de 6m à frente de uma tela de 130”. O upconversion para 4K não foi impecável, visto que acrecentou um pouco mais de grão de película nas imagens, sendo mais evidente nas cenas fixas do que em movimento. Mas no geral, o upconversion da Sony exibiu diversos conteúdos HD e Full HD com uma definição surpreendente. O VW1000ES produziu algumas das melhores imagens 2D que já vimos com um brilho poderoso mesmo na configuração de lâmpada baixa, proporcionando uma visualização confortável a qualquer distância. 

O projetor Sony apresentou ainda uma profundidade de preto respeitável com a Iris na posição Dinâmica ativada. Diferente de outros modelos, a operação da Iris foi quase sempre indetectável visualmente, sobretudo porque não gerou aquela desagradável mudança brusca de luminosidade durante a transição de cenas escuras para cenas brilhantes. E mesmo a uma distância de 4m da tela, foi possível ter uma visualização confortavel e resultados impressionantes com imagens nítidas e detalhadas.
O visual de Avatar foi destaque pela suavidade e definição na abertura das cenas, como no close de Jake enquanto ele observa a cremação de seu irmão, logo nos minutos iniciais. Além disso, o nível de preto e detalhes de sombra dificilmente poderiam ter sido melhores nas imagens escuras, como no momento em que o protagonista está perdido na floresta. 

A aventura As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada não é tão impressionante visualmente como Avatar, mas foi igualmente cativante com uma reprodução viva das escalas do dragão, das sardas de Lucy e da pele de Aslam. Já com o material 4K enviado pela Sony, que inclui trailers de O Incrível Homem Aranha e A Invasão, chamou a atenção o quão o projetor conseguiu combinar suavidade natural e detalhamento – características tidas como incompatíveis em projetores e displays convencionais.
FICHA TÉCNICA
Modelo: Sony VPL-VW1000ES*
Tecnologia: SXRD, três chips
Resolução: 4096 x 2160p
Compatibilidade: 2D e 3D
Contraste: 1.000.000:1**
Brilho: 2.000 ANSI Lumens
Projeção: 200”
Dimensões (L x A x P): 52 x 21 x 64cm
Peso: 20kg
Site do fabricante: http://pro.sony.com
* Produto ainda não oferecido pelo fabricante no Brasil
** Números referentes ao contraste dinâmico com o recurso Íris ativado

Comentários