Mais de um quarto dos televisores entregues pela indústria no primeiro trimestre deste ano, em todo o mundo, já são equipados para acessar a internet. A informação consta do mais recente relatório da consultoria NPD DisplaySearch, divulgado esta semana nos EUA. O levantamento trimestral, baseado em dados fornecidos por todos os fabricantes, aponta que 27% dos aparelhos entregues às lojas eram do tipo smart, sendo que o Japão lidera essa tendência com 46%.
A NPD define um smart TV como "televisor capaz de acessar qualquer site da internet através de um navegador próprio, diferente das outras marcas, e de oferecer aplicativos adicionais que possam ser atualizados pelo usuário". Nem todos os chamados smart TVs trazem esses recursos. Mas, de qualquer modo, os pesquisadores avaliam que a tendência de popularização dos TVs conectados é irreversível. "A venda desses TVs depende muito da oferta de conteúdo local", explica Paul Gray, diretor da área de TVs da NPD. "Estamos no segundo estágio dessa evolução: os conteúdos de vídeo oferecidos na internet deixam a tela do computador e passam para a tela do TV".
De modo geral, a China lidera a expansão nas vendas de TVs conectados, com 37%, seguida pelos países da Europa Ocidental, com 32%. Na América Latina, o crescimento ainda é considerado modesto: apenas 12%. Mas a tendência é observada até na África (6%). Segundo Gray, um fenômeno interessante é que nos países emergentes - caso do Brasil - a internet móvel está se expandindo numa velocidade maior do que as conexões fixas. "Isso leva muitos consumidores a comprar um TV conectado para poder assistir a conteúdos de vídeo também numa tela grande".
FONTE: DisplaySearch
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