Mercado mundial de OLED já cresce 128%


 
Cerca de 242,5 milhões de aparelhos com tela do tipo OLED serão vendidos este ano, o que significará um aumento de 128% sobre o total comercializado em 2011. Os dados foram divulgados esta semana pela consultoria especializadaDisplaySearch, revelando que o total se refere basicamente a aparelhos portáteis, como smartphones, tablets, notebooks e câmeras digitais; ainda é baixa (apenas 20 mil unidades) a expectativa em relação às vendas de TVs OLED, previstos para chegar ao mercado internacional nos próximos meses.
O mais novo produto dessa safra é o tablet Excite, da Toshiba (foto), lançado na semana passada em alguns países, que utiliza tela Super AMOLED Plus de 7,7 polegadas. Os displays AMOLED (diodo orgânico com tela de matriz ativa) equipam a maioria dos smartphones top de linha, e boa parte dos notebooks. Começam agora a ser usados também em tablets. Segundo Barry Young, diretor da OLED Association, que reúne os fabricantes desse tipo de painel, uma unidade de 4,8" tem custo de fabricação de 2,04 dólares; num painel de 55", esse custo sobe para US$ 255. "Isso quer dizer que, se conseguirmos vender 20 mil TVs OLED este ano, representará apenas 2% do faturamento da indústria", calcula Young.
A entidade é menos otimista que a DisplaySearch, calculando que o total de painéis vendidos este ano não será superior a 200 milhões de unidades, com receita na casa de US$ 8 bilhões para os fabricantes. Mesmo assim, ele acha que o sucesso dos dispositivos portáteis - especialmente tablets e smartphones - irá gerar lucro suficiente para animar o setor a investir em OLEDs para TVs, com tamanhos a partir de 32".
FONTE: OLED-Info - Revista Home Theater

Comentários