Olimpíada serve de teste para sistema 8K com 22.2 canais


 
As emissoras BBC (britânica) e NHK (japonesa) vão usar os Jogos Olímpicos para testar um protótipo de sistema de filmagem e transmissão de imagens com resolução 8K e áudio em 22.2 canais.
Em parceria com a emissora oficial do evento, a Olympic Broadcast Services (OBS), as empresas fizeram um primeiro teste na abertura oficial dos Jogos, no dia 27 de julho, e usarão o encerramento para completar o experimento.
A tecnologia é desenvolvida pela emissora japonesa, que chamou o sistema de "Super Hi-Vision". O formato, com resolução16 vezes maior do que o atual Full-HD, tem precisão tão alta que, segundo o executivo responsável pelo projeto na BBC, Tim Plyming, a impressão que se tem é a de olhar por uma janela de vidro. "As imagens parecem contornar os cantos e as curvas, de modo que as pessoas pensam que se trata de uma imagem 3D", comentou.
As imagens que resultaram do teste foram gravadas com umafilmadora 8K desenvolvida pela NHK, e ficaram restritas aos olhos dos profissionais das duas empresas envolvidas. Para Plyming, no entanto, quando as pessoas puderem ver imagens como estas terão certeza de que "8K será o próximo grande formato".
O teste serviu também para a NHK testar a capacidade de transmitir imagens nesta resolução via internet.
Fonte: Reuters - Revista Home Theater

Comentários