Evento analisa rede de TV 4K para a Copa de 2014


 
Executivos e técnicos do setor de rádio e televisão se encontram na próxima semana, em São Paulo, para a edição 2012 do Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações), que acontecerá mais uma vez em conjunto com a feira Broadcast & Cable. Com cerca de 45 sessões e 180 palestrantes convidados, o Congresso promete discutir os principais temas de interesse do setor no momento, como os rumos da TV Digital, a TV 3D e as novas tecnologias disponíveis para emissoras, operadoras e produtoras.
De olho nos grandes eventos internacionais previstos para os próximos anos no país, os organizadores do encontro programaram uma série de debates que envolvem a infraestrutura de transmissão e comunicação do país. Um deles terá como tema "Estudo da Rede de Transmissão 4K dos Jogos da Copa do Mundo de 2014", a cargo dos especialistas Luana Bravo, Eunézio Antonio Souza e Carlos Magno Lopes, da Universidade Mackenzie (SP). Embora ainda não haja transmissões em 4K, sabe-se que a TV Globo já vem fazendo experiências com esse padrão (a emissora deverá ser uma das responsáveis pela geração do sinal durante a Copa). Em outro debate ligado ao tema, será discutida a questão da falta de mão de obra qualificada para o setor de radiodifusão realizar a cobertura da Copa 2014 e da Olimpíada 2016.
Assuntos polêmicos também estão na pauta do Congresso SET 2012. Um deles é o cronograma de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), hoje um ponto de discórdia entre emissoras e governo, e também entre as próprias emissoras. Outro ponto controvertido é a interatividade na televisão. Representantes de emissoras e desenvolvedores irão discutir a introdução do padrão Ginga, contestado por muitos especialistas.
Uma das atrações do Congresso este ano será a presença de palestrantes internacionais, representando empresas como NHK (rede de TV estatal japonesa), Sharp Corporation (Japão), Harris (fabricante de equipamentos para emissoras, dos EUA) e Fraunhofer (instituto de pesquisas da Alemanha).
Para ver a programação completa do evento, clique aqui.
FONTE: SET - Revista Home Theater

Comentários