Lento, porém contínuo: assim deverá ser o crescimento da fabricação de displays OLED na LG, primeiro grande fabricante a lançar comercialmente essa nova tecnologia para telas grandes. Executivos da LGD, divisão de displays do grupo, detalharam na semana passada alguns itens do plano, que prevê o aumento da produção a partir de 2013.
A queda na rentabilidade dos displays LCD está forçando a LG a acelerar a busca por novas tecnologias. Uma decisão já tomada é converter as atuais fábricas para produzirem não apenas painéis de TV convencionais, visando o segmento de telas a partir de 40 polegadas, mas também os chamados flex-OLED, painéis de plástico usados na fabricação de telas flexíveis (para celulares, tablets e câmeras). Essa conversão, no entanto, é lenta.
Além dos displays OLED, a LG está iniciando também a produção da nova tecnologia IGZO, considerada mais madura para ser levada ao mercado de telas grandes (os índices de perda industrial com OLED ainda são altos). Segundo os executivos, que não quiseram ser identificados, os painéis OLED são da chamada Geração 8, com 220x250cm; cada um deles permite produzir 6 TVs de 55" ou 8 de 40". O potencial de cada fábrica instalada na Coreia seria de 48 mil TVs de 55" por mês, mas considerando as condições do mercado e os índices de perda a empresa decidiu começar com apenas 20 mil unidades/mês (seu preço final deve girar na casa dos 10 mil dólares).
Já os displays IGZO, constituídos a partir de uma mistura de três elementos químicos (índio, gálio e zinco) permitem maior capacidade de produção, mas o grupo ainda não definiu quantidades nem faixa de preço.
FONTE: Display Central - Revista Home Theater
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