A Wi-Fi Alliance, entidade internacional que normatiza a fabricação de equipamentos sem fio, anunciou na última sexta-feira que o padrão mais usado atualmente irá passar por uma atualização. Está sendo criando o Wi-Fi Miracast, nome de uma nova codificação que permitirá, segundo a entidade, a transmissão de conteúdos de vídeo em velocidade mais alta.
A popularização de tablets e smartphones, com tráfego cada vez maior de vídeo e conteúdos multimídia, é o principal motivo apontado para a mudança. Segundo a entidade, há necessidade de que os aparelhos se comuniquem com maior facilidade, independentemente do conteúdo transportado, tanto dentro de residências ou empresas quanto na comunicação móvel. "Os usuários querem compartilhar seus conteúdos da maneira mais rápida e prática, não importando qual seja a marca de seu aparelho", explicou o presidente da Alliance, Edgar Figueroa.
O padrão Miracast, a ser seguido por todos os fabricantes, irá permitir, por exemplo, que um vídeo assistido num tablet seja transferido, em tempo real, para um televisor. A partir da atualização anunciada, todas as empresas integrantes do consórcio Wi-Fi Alliance já estão autorizadas a adotar a nova norma e lançar produtos compatíveis. A entidade já divulgou uma lista inicial de aparelhos certificados, que pode ser conferida aqui.
Na verdade, o Miracast funciona de modo similar ao AirPlay, da Apple, primeiro padrão multimídia de comunicação sem fio. Mas, por enquanto, os dois padrões não são compatíveis. Entre os produtos já à venda no mercado mundial que utilizam Miracast incluem-se os smartphones Galaxy S III, da Samsung, e Optimus G, da LG, além da linha de TVs Echo-P, também da Samsung.
Fonte: Wi-Fi Alliance
Comentários
Postar um comentário