Depois de um 2011 fraco em vendas, os fabricantes de TVs estão colecionando bons números em 2012 e deverão apresentar balanços financeiros melhores ao final do ano fiscal. É o que revela nova pesquisa da NPD DisplaySearch, divulgada nos EUA: a indústria de displays de tela plana irá terminar o ano com faturamento mundial de US$ 120 bilhões, o que representa 8% a mais do que no ano passado (US$ 111 bilhões).
"Ainda há preocupações quanto a mercados importantes que estão saturados", explica David Hsieh, vice-presidente da NPD. "Mas a indústria está sabendo descobrir novas aplicações para os displays, e isso irá se refletir também nas vendas de 2013". O relatório trimestral sobre displays de tela fina (FPD), divulgado na semana passada, mostra grande evolução nos últimos doze meses. Um ano atrás, a indústria registrava queda de 5% nas vendas, somando todos os tipos e tamanhos de displays - dos tablets e celulares até os TVs de tela grande. Hoje, a situação é bem mais favorável.
Pelos dados divulgados, o aumento da demanda por tablets e smartphones é o principal fator de crescimento da indústria e tem reflexos também sobre a produção de displays maiores. Os do tipo LCD TFT (thin-film transistor) respondem por 90% do total, mas os da categoria AMOLED, utilizados nos tablets e celulares mais sofisticados, registram crescimento mais rápido. Enquanto os LCDs cresceram 8%, os AMOLED aumentaram as vendas em 84%; os plasmas, que já haviam caído 11% no ano passado, têm agora queda de 23%.
Ainda segundo os pesquisadores, a busca dos usuários por displays de alta definição, que têm custo unitário mais alto, também está ajudando a indústria a aumentar seu faturamento. O mesmo pode ser dito em relação a segmentos de mercado, como os de games, sinalização digital e displays para veículos. A NPD levantou um total de 140 fabricantes de displays em todo o mundo, com unidades em dez países.
Fonte: NPD DisplaySearch - Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário