Banda larga: 12% das conexões são próprias para vídeo HD


 

O Brasil ainda está engatinhando em relação aos países desenvolvidos quando o assunto é velocidade de conexão à internet. De acordo com um estudo da empresa Akamai na América Latina, a taxa média de conexão aqui é de 2.1 Mbps (megabits por segundo), abaixo de outros países da região, como Chile (3 Mbps), México (2.7 Mbps) e Colômbia (2.5 Mbps). Mas é maior que a da Argentina (2.0), Peru (1.8) e Venezuela (1). A média global é de 3 Mbps, aponta a pesquisa.
No mundo, os países com melhores velocidades apresentam taxas médias de 14,2 Mbps (Coréia do Sul), 10,7 Mbps (Japão) e 8,9 Mbps (Hong Kong). A mais "lenta" nos Top 10 é a Finlândia, com 6,6 Mbps, empatada com os EUA.
Por outro lado, o levantamento identificou que 12% das conexões brasileiras apresentam velocidade superior a 4 Mbps. A estatística, segundo a Akamai, é relevante, já que essa é a velocidade considerada necessária para assistir a um vídeo em alta definição, por exemplo.
Com 1,12 Mbps, a velocidade da internet móvel brasileira também ocupa a quarta posição na América do Sul, atrás de Argentina (1,6 Mbps), Chile (1,3 Mbps) e Colômbia (1,17 Mbps). O pico da velocidade de conexões móveis no Brasil, indica o estudo, foi de 8 Mbps no período. No mundo, a velocidade média de internet móvel foi de 2 Mbps.
Fonte: Akamai - Revista Home Theater

Comentários