A Consumer Electronics Association (CEA) decidiu adotar regras e um novo nome para a próxima geração de televisores, que vem sendo chamada pela indústria de forma genérica de 4K. Segundo a Associação, os fabricantes e produtores de conteúdo decidiram em consenso adotar o nome Ultra HD para se referir aos equipamentos que contam com mais de oito milhões de pixels, ou 3840x2160p de resolução, quatro vezes superior ao full HD dos televisores atuais (1920x1080p) .
Mais do que estabelecer um rótulo, a decisão da CEA cria parâmetros para que um equipamento possa ser chamado de Ultra HD. Entre os requisitos estão questões como ter resolução mínima de oito milhões de pixels ativos (mínimo 3.840 x 2.160), ter relação de aspecto a partir de 16:9 e contar com pelo menos uma entrada digital capaz de trafegar sinal 4K nativo, ao invés de depender exclusivamente de conversão (upconversion) de sinais de menor resolução. "Esta nova terminologia e os atributos recomendados pela CEA irão ajudar os consumidores a entender o mercado e a encontrar a TV que melhor atenda às suas expectativas", disse Gary Shapiro, presidente da CEA.
Segundo Shapiro, foi criado um Grupo de Trabalho Ultra HD (Ultra HD Working Group) que passou a maior parte dos últimos meses se reunindo e discutindo como trazer (de forma viável) essa tecnologia para o mercado. "Nós debatemos dois passos importantes, o nome e os atributos recomendados, em um fórum que permitiu às partes interessadas, fabricantes, varejistas, empresas de radiodifusão e os profissionais de Hollywood dar suas opiniões sobre o melhor para a adoção da tecnologia", revelou Gary Yacoubian, presidente do Grupo de trabalho que definiu os parâmetros do Ultra HD.
No Brasil, a LG promete vender seu televisor Ultra HD até o final do ano. Nos EUA, a empresa e a Sony irão lançar seus televisores para as vendas de Natal.
Fonte: CEA- Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário