Em alta, venda de Smart TVs deve crescer 15% em 2012



A venda de Smart TVs deve crescer 15% no mundo em 2012. O dado partiu da pesquisa Smart TV Shipment and Forecast, da NPD DisplaySearch. Segundo o estudo, a difusão da nova plataforma vai promover mudanças nas preferências regionais e nos hábitos de consumo de TV.
A disponibilidade de conteúdos da TV aberta vem ajudando a difundir a plataforma na Europa e no Japão. Na China, a disponibilidade de conteúdo gratuito atraente na internet teve um efeito similar. Os TVs com acesso à web representaram 26% dos equipamentos comercializados na China e 34% na Europa Ocidental em 2011. Em 2012, a tecnologia estava em 40% dos equipamentos vendidos em ambas as regiões. O Japão é o país com a maior penetração de TVs conectados, com mais de 55%.
Segundo a pesquisa, a América do Norte parece seguir uma direção diferente. A penetração está em torno de 20% do total de televisores vendidos, que é bem inferior ao nível de adesão das outras regiões. Por outro lado, os americanos são os maiores consumidores de vídeos na internet, via on-demand, serviços que costumam ser oferecidos através do próprio decoder de TV.
Simultaneamente, os televisores "inteligentes" com funções mais básicas tendem a cair de preço na Europa e na América Latina. O desafio para os fabricantes será combinar o baixo custo com funções extras interessantes. Segundo a pesquisa, novos padrões abertos, como o HTML-5, vão ajudar a resolver o problema de atualizações de software e a obsolescência dos Smart TVs, permitindo uma competição mais acirrada com os decoders de TV mais simples com recurso de streaming de vídeos.
Fonte: DisplaySearch

Comentários