Mesmo com pouquíssimas opções disponíveis no mercado - e todas extremamente caras - os televisores com capacidade de reproduzir vídeos na resolução 4K (3840x2160 pixels) passarão neste final de ano pelo primeiro teste real de aceitação pelo consumidor. É nisso, pelo menos, que acreditam líderes do setor.
"Essa tecnologia tem o potencial para energizar toda a nossa indústria", observou ao Home Media Magazine o presidente do 4K Working Group da Consumer Electronics Association (CEA), Gary Yacoubian. "É algo que promete transformar completamente a experiência de entretenimento doméstico ao recriar verdadeiramente um cinema na sala de estar", disse.
Yacoubian reconhece que a falta de opções, a virtual inexistência de conteúdo e principalmente os preços exorbitantes são fatores que vão limitar, neste primeiro momento, a aceitação dos novos aparelhos. Está, no entanto, animado com a perspectiva de que os consumidores terão, pela primeira vez, nos feriados deste final de ano, a oportunidade de comprar um TV 4K.
Por enquanto, nos EUA, apenas LG e Sony confirmaram que vão vender, até o fim de 2012, TVs com esta resolução. O da empresa sul-coreana terá preços a partir de US$ 20 mil e o da japonesa, US$ 25 mil. Fabricantes como Sharp, Mitsubishi , Panasonic e Toshiba já apresentaram dispositivos 4K no ano passado, mas ainda não dá para saber se já preparam ações de venda como fazem Sony e LG (esta terá modelos a venda, por encomenda, inclusive no Brasil neste ano, conforme você lê aqui).
Enquanto isso, fabricantes e produtores de conteúdo se esforçam para garantir que 2013 seja o ano em que um pouco de conteúdo em 4K comece a ser vendido. Isso já pode ser observado no cinema, com filmes sendo filmados por câmeras nesta resolução.
Fonte: Home Media Magazine
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