"Essa tecnologia caiu como uma luva para nós", diz o diretor de Engenharia da Globo, Raymundo Barros, que comanda uma equipe de técnicos cujo desafio é aprimorar ao máximo o uso dos novos recursos. No momento, as câmeras 4K estão sendo usadas na captação de imagens para compor os cenários da novela Guerra dos Sexos e da série Tapas & Beijos. Várias das tomadas externas que aparecem na tela são, na verdade, captadas em separado com essas câmeras e depois, na edição, montadas com as imagens feitas com os atores em estúdio. "Isso dá uma riqueza muito maior aos cenários", diz Barros. "A resolução mais alta permite muito maior detalhamento, que é útil para tornar as cenas mais naturais e também para criar efeitos visuais".
Com resolução de 3.840 x 2.160 pixels, equivalente a quatro vezes a dos equipamentos atuais (Full-HD), a tecnologia 4K é vista pelos fabricantes como a próxima geração da televisão. Com o nome oficial de UHD (Ultra High Definition), já é empregada na fabricação de câmeras e televisores; os primeiros TVs desse tipo já foram lançados no Japão, Coreia e EUA, devendo chegar ao mercado brasileiro ainda este ano. "Uma das grandes vantagens desses TVs é a possibilidade de fazer upconversion de imagens convencionais para 4K", explica Barros. "Com isso, o telespectador que tiver um aparelho desses poderá viver uma nova experiência."
Apesar dos avanços já obtidos nesse campo, a Globo ainda não tem previsão para iniciar transmissões em UHD. "O que podemos dizer é que começamos a desenvolver o HD em 1994, e o padrão só foi implantado em 2007. Hoje, a evolução é bem mais rápida e, portanto, acredito que o UHD irá demorar menos tempo."
Para saber mais sobre essa tecnologia, acesse o hot site IFA 2012.
Fonte: Home Theater & Casa Digital
Comentários
Postar um comentário