Globo já usa 4K na produção de seus programas

 
Antecipando-se ao que a maioria dos especialistas considera a "televisão do futuro", a TV Globo já começou a usar equipamentos 4K em suas produções. Nos estúdios do Projac, no Rio de Janeiro, a emissora utiliza câmeras de última geração fornecidas pela Sony, principalmente na composição de cenários e efeitos especiais. Para ser levadas ao ar, essas imagens passam por um processo de downconversion, já que não existe ainda regulamentação para transmissão de imagens em 4K.
"Essa tecnologia caiu como uma luva para nós", diz o diretor de Engenharia da Globo, Raymundo Barros, que comanda uma equipe de técnicos cujo desafio é aprimorar ao máximo o uso dos novos recursos. No momento, as câmeras 4K estão sendo usadas na captação de imagens para compor os cenários da novela Guerra dos Sexos e da série Tapas & Beijos. Várias das tomadas externas que aparecem na tela são, na verdade, captadas em separado com essas câmeras e depois, na edição, montadas com as imagens feitas com os atores em estúdio. "Isso dá uma riqueza muito maior aos cenários", diz Barros. "A resolução mais alta permite muito maior detalhamento, que é útil para tornar as cenas mais naturais e também para criar efeitos visuais".
Com resolução de 3.840 x 2.160 pixels, equivalente a quatro vezes a dos equipamentos atuais (Full-HD), a tecnologia 4K é vista pelos fabricantes como a próxima geração da televisão. Com o nome oficial de UHD (Ultra High Definition), já é empregada na fabricação de câmeras e televisores; os primeiros TVs desse tipo já foram lançados no Japão, Coreia e EUA, devendo chegar ao mercado brasileiro ainda este ano. "Uma das grandes vantagens desses TVs é a possibilidade de fazer upconversion de imagens convencionais para 4K", explica Barros. "Com isso, o telespectador que tiver um aparelho desses poderá viver uma nova experiência."
Apesar dos avanços já obtidos nesse campo, a Globo ainda não tem previsão para iniciar transmissões em UHD. "O que podemos dizer é que começamos a desenvolver o HD em 1994, e o padrão só foi implantado em 2007. Hoje, a evolução é bem mais rápida e, portanto, acredito que o UHD irá demorar menos tempo."
Para saber mais sobre essa tecnologia, acesse o hot site IFA 2012.
Fonte: Home Theater & Casa Digital

Comentários