Samsung e LG adiam TVs OLED para final de 2013


 

Frustrando as expectativas de muitos usuários, a LG e a Samsung, hoje os dois principais fabricantes de TVs do mundo, adiaram para final do ano que vem o início da produção em massa de TVs com painel orgânico (OLED). Essa tecnologia é apontada pela maioria dos especialistas como o futuro dos displays, já que vem sendo usada com êxito em aparelhos portáteis como tablets, smartphones e câmeras digitais.
Depois de exibirem modelos OLED de 55 polegadas durante a CES, em janeiro passado (veja aqui vídeos com os produtos), as duas empresas coreanas chegaram a anunciar que lançariam os produtos comercialmente em meados do ano. No entanto, o custo elevado e o alto índice de perda de painéis na fábrica as obrigaram a rever seus planos. "Estamos fazendo progressos, mas esses dois pontos continuam sendo problemáticos", comentou Kwon Oh-hyun, CEO da Samsung.
O executivo não quis confirmar o adiamento, mas um portavoz da empresa disse que "em breve" será divulgado um comunicado oficial. Cho Soo-in, CEO da divisão de displays, admitiu que mais estudos são necessários até que se possa iniciar a produção desses aparelhos em larga escala. Por seu lado, Kwon Hee-won, diretor da divisão de TVs da LG, também não quis entrar em detalhes, dizendo apenas que a empresa irá "lançar TVs OLED antes dos concorrentes".
Analistas de mercado ouvidos na semana passada, e que possuem acesso a informações de dentro das empresas, confirmaram que a fabricação de OLEDs ainda é um desafio para a indústria. "A ideia deles era aproveitar a Olimpíada de Londres, mas não foi possível", comentou um diretor da consultoria DisplaySearch. "Chegaram a fazer uma estimativa de produzir 50 mil unidades este ano, mas agora, se conseguirem entregar 500 já será muito."
Fonte: The Korea Times- Revista Home Theater

Comentários