Entidades querem unificar padrão Wi-Fi ainda este ano

 
Dois dos principais consórcios que regulam as comunicações sem fio no mundo atual decidiram trabalhar juntos por uma unificações nos padrões de transmissão. Wi-Fi Alliance, responsável pela normatização e fiscalização de produtos e serviços em Wi-Fi, e WiGig (Wireless Gigabit Alliance) anunciaram na semana passada que, após uma série de encontros técnicos durante a CES, no início do mês, pretendem apresentar nos próximos meses uma proposta de padronização conjunta.
A união entre os dois consórcios, ambos representando os principais fabricantes de equipamentos, tem a ver com a iminente introdução do padrão IEEE 802.11ad de comunicação sem fio, sucessor do atual Wi-Fi N. Em reuniões realizadas durante a CES, em Las Vegas, a diretoria da IEEE Standards Association, que reúne os maiores especialistas do mundo em engenharia elétrica e homologa todos os padrões antes de chegarem ao mercado, anunciou ter aprovado a versão final do padrão AD, que permite velocidades de transmissão dez vezes maiores que o atual.
O padrão 802.11ad foi desenvolvido para dar suporte à maior quantidade de dados hoje trafegando em redes sem fio e ao crescimento da demanda por conteúdos de vídeo, inclusive em 3D. Segundo a IEEE, esse padrão atinge taxas de até 7 Gigabits por segundo, contra no máximo 700Mbps do padrão N. Além disso, irá utilizar a faixa de frequências de 60GHz, que vem sendo gradativamente liberada em todos os países com o avanço das redes de telefonia celular (4G), cabo (fibra óptica) e satélite.
Além da velocidade mais alta, o 802.11ad foi desenhado para funcionar também com as redes já existentes, ao contrário dos padrões anteriores, que são incompatíveis entre si. Dessa forma, um usuário que possua em casa uma rede AD poderá compartilhar dados, áudio e vídeo, sem fio, com outro que ainda trabalhe numa rede Wi-Fi N, por exemplo. A compatibilidade irá também eliminar o problema das interferências entre as redes, já que o espectro disponível será maior, informaram os especialistas reunidos em Las Vegas.
Os primeiros equipamentos Wi-Fi AD deverão ser lançados no segundo semestre deste ano. O acordo entre Wi-Fi Alliance e WiGig permitirá que os fabricantes adotem protocolos de comunicação mais seguros e confiáveis. Segundo a consultoria ABI Research, dos EUA, a estimativa é que até 2016 o número de aparelhos com essas características atinja a marca de 1,8 bilhão.
Para saber mais detalhes sobre a CES 2013, acesse nosso hot site.
Fonte: IEEE, Wi-Fi Alliance e WiGig- Revista Home Theater

Comentários