Sony aposta todas suas fichas no 4K para 2013

 
Esta International CES já podeser chamada de “CES do 4K e OLED”, pela quantidade de lançamentos e interesse do público pelo assunto. Kazuo Hirai, CEO da Sony, fez as primeiras apresentações para a imprensa nesta segunda-feira, e o que chamou atenção foi a preocupação da empresa em montar uma estrutura 4K que vai da produção à exibição, passando pela distribuição.
A Sony, em pleno processo de reestruturação de seus negócios sob o comando de Hirai, aposta no estúdio Sony Pictures e seu catálogo de filmes que pode ser utilizado para promover o 4K. Imagens destes filmes foram apresentadas por Hirai, deixando clara a estratégia de não perder tempo (e muito menos mercado) para a concorrência coreana.
A empresa japonesa trouxe a Las Vegas dois novos modelos de câmeras profissionais 4K, com as quais pretende facilitar o acesso de produtores de vídeo para séries e comerciais. Mais baratas, se juntam ao modelo atual, já muito utilizado em Hollywood. O presidente da Sony também mostrou que a empresa é líder no fornecimento de projetores 4K para cinemas. Mais de 11 mil salas ao redor do mundo contam com projetores Sony e um novo modelo, mais compacto e com custo inferior está sendo lançado, permitindo que mais cinemas adotem a projeção digital.
Quanto aos produtos destinados ao consumidor, o primeiro foi o 4K de 84 polegadas (modelo XBR-84×900), superior ao já lançado no Brasil. “Sabemos que um TV de 84″ não serve para todo mundo”, disse o inglês Phil Molineux, diretor da empresa, que logo após mostrou dois modelos 4K, com 55″ e 65″, informando que terão “preço mais acessível”.
Mas o astro na noite foi um protótipo de 4K OLED com 56″, trazido ao palco por Kazuo Hirai. Capaz de exibir imagens de tirar o fôlego, o televisor, para desgosto da equipe da empresa, acabou falhando na hora da apresentação. Assim que chegou ao palco, o TV exibiu uma tela de caracteres e, logo depois, a tela de escolha de inicialização do Windows. Um pequeno deslize na entusiasmada apresentação da empresa japonesa. Hirai continuou sua apresentação, enquanto o protótipo ficou desligado. Logo após, o sinal foi reestabelecido.
Posteriormente, dois modelos idênticos foram revelados no estande, exibindo imagens fantásticas do Carnaval 2012 no Rio de Janeiro, em 4K. Uma placa informava que trata-se de uma parceria da Sony com a Rede Globo.
Mas, de que adianta conseguir produzir e exibir conteúdo 4K sem uma forma disponibilizá-lo? A Sony mostrou que está lançando um sistema de download em 4K, que vai permitir a entrega de filmes da Sony Pictures e outros estúdios. E aposta ainda na produção de filmes 4K em casa, apresentando o primeiro protótipo de câmera 4K destinada ao consumidor.
Fonte : Revista Home Theater

Comentários