Tablets e PCs devem subir de preço em 2013

 
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal, anunciada na semana passada, provavelmente irá provocar aumento nos preços de tablets e computadores fabricados no Brasil. O alerta é da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), para quem o setor está sendo prejudicado com a disputa em torno da redução do ICMS para produtos de informática.
O STF acatou pedido dos fabricantes sediados no Polo Industrial de Manaus e considerou inconstitucional a isenção de ICMS concedida meses atrás pelo governo paulista. Com isso, o setor deve repassar aos preços 7% do custo dos aparelhos, que até agora eram subsidiados pelo tesouro estadual. "Precisamos reestabelecer o equilíbrio no ICMS", comentou o presidente da Abinee, Humberto Barbato. "Sabemos que há uma guerra fiscal, mas não pode ser uma medida contra um estado que concentra 50% da produção do país. É necessária uma alternativa para evitar que o consumidor venha a ser o grande prejudicado", disse.
A entidade apresentou na semana passada o balanço do setor em 2012, revelando números pouco animadores. "As classes C, D e E estão mais preocupadas em pagar suas dívidas", explicou o vice-presidente da Abinee, Hugo Valerio, ao informar que o crescimento foi de apenas 2% (contra 12% no ano passado), em computadores vendidos; a receita do segmento manteve-se na casa dos R$ 43 bilhões. O levantamento inclui as duas principais categorias de produto: desktops, que tiveram queda de 11% em relação a 2011, e notebooks (aumento de 14%).
Este ano, a Abinee passou a incluir em suas estatísticas também a produção de tablets. Segundo a entidade, foram vendidos 2,88 milhões de unidades em 2012, com previsão de aumento em torno de 90% para 2013.
Fontes: Convergência Digital e IDG Now

Comentários