Estudo: China será principal demanda por TVs 4K até 2016


 

A demanda por TVs 4K dos próximos quatro anos terá como principal motor a China. É o que concluiu um relatório da NPD DisplaySearch, divulgado nesta semana. A pesquisa aponta que os EUA ficarão em segundo lugar, ainda assim representando mais de 90% das remessas no continente até 2016.
O estudo prevê que a venda mundial de televisores Ultra-HD representará 2,6% do total do mercado de TVs no ano das próximas Olimpíadas, com 7 ilhões de unidades vendidas. Hoje, essa participaçao é virtualmente inexistente, e a NPD acredita que até o final de 2013 alcançará 0,2% (500 mil unidades vendidas).
Preço elevado e, principalmente, a falta de conteúdo nativo são os principais obstáculos. Por isso, fabricantes estão investindo também no conteúdo. A Sony, por exemplo, anunciou na CES que vai lançar um serviço de download de filmes 4K e que começaria a vender Blu-rays nesta resolução.
Apesar de algumas iniciativas experimentais, a transmissão em Ultra-HD por emissoras deve, de acordo com a pesquisa, demorar ainda muitos anos. Ainda assim, avanços foram registrados recentemente nesta área. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) deu uma aprovação inicial ao High Efficiency Video Coding (HEVC), codec que, segundo as expectativas, será usado pelas emissoras de TV paga para transmitir 4K.
Fonte: NPD DisplaySearch, via MultiChannel News - Revista Home Theater

Comentários