Japão tem primeira transmissão via cabo em 8K


 
A emissora estatal japonesa NHK quebrou esta semana mais uma marca mundial, ao promover a primeira transmissão de TV em resolução 8K. A experiência foi feita esta semana na cidade de Kofu, região central do país, numa parceria com a NNS (Nihon Network Service), uma das principais operadoras de cabo locais.
Segundo a NHK, foi utilizado um sistema especial de transmissão, já que a resolução 8K contém 16 vezes a quantidade de pixels da atual Full-HD. Nesse sistema, são usados canais vagos da banda disponível. Os sinais 8K são comprimidos e separados ainda no ponto de origem, para transmissão através de vários canais simultâneos. Na recepção, as informações são reunidas novamente, e descomprimidas, de tal modo que não é necessário alterar a estrutura da rede (mais detalhes aqui).

Para os técnicos da emissora, a experiência provou que é possível realizar esse tipo de transmissão, desde que adaptando os equipamentos nos pontos de saída e de chegada. A NHK informou que pretende continuar com esse tipo de teste em outras regiões do Japão, além de aperfeiçoar seus softwares de compressão e sua estrutura de armazenamento de sinais.

No ano passado, durante a Olimpíada de Londres, a emissora realizou testes fechados do padrão 8K, tecnicamente identificado pela sigla SHV (Super HiVision), em cooperação com a BBC. No último carnaval, técnicos da NHK estiveram também no Brasil, para registrar imagens dos desfiles em 8K, juntamente com a TV Globo. 

Para saber mais sobre essa tecnologia, clique aqui.
Fonte: NHK - Revista Home Theater

Comentários