Kinect para Windows ganha recurso de escâner 3D


O Kinect, da Microsoft, agora poderá ser usado também como um sofisticado escâner 3D. Lançado originalmente apenas como um acessório para melhorar a experiência de jogos de videogame, o sensor tem ganhado, com o passar do tempo, os mais variados usos – desde salas de cirurgia até escolas. 
A Microsoft anunciou ontem a mais nova aplicação, lançada com o último Software Development Kit (SDK) da empresa para a plataforma. Na prática, a mais recente funcionalidade permitirá modelar qualquer objeto (ou pessoa) que estiver à frente do sensor.
O sistema funciona com as câmeras e os sensores do equipamento, que quando movimentado em torno de um objeto tiram múltiplas fotos e combinam as imagens para formar um modelo final. O novo software abre, portanto, uma infinidade de novas aplicações para o produto originalmente usado apenas com o XBOX 360.
“Se combinado a um processo de manufatura auxiliada por computador, o Kinect será capaz de ajudar na produção ou réplica de objetos, partes do corpo e muito mais”, diz o comunicado. A Microsoft cita também os possíveis uso para lojas de roupa, que poderão oferecer um serviço de experimentação dos artigos em modo computadorizado, para salões de beleza (ver como vai ficar determinado corte de cabelo, por exemplo), usos médicos, na criação de próteses e muito mais.
Alguns analistas acreditam, no entanto, que o objetivo da Microsoft com as novas funcionalidades é levar o sensor um passo para longe do entretenimento doméstico e em direção à indústria.
Fonte: BitTech - Revista Home Theater

Comentários