Samsung investe na Sharp por telas IGZO para portáteis


 
A Samsung vai investir US$ 110 milhões na Sharp buscando ganhar acesso à tecnologia de telas finas de baixo consumo de energia, chamadas de IGZO (iniciais para óxido de irídio, gálio e zinco), que são mais finas que as telas LCD convencionais e requerem menos iluminação de fundo. 
A transação dará à Samsung uma participação acionária de apenas 3% na empresa japonesa, no entanto a coloca ao lado da Qualcomm, que no final do ano passado fechou acordo para investir até US$ 120 milhões na Sharp.
É a primeira vez que um fabricante sul-coreano de televisores adquiriu participação em um rival japonês. As três grandes fabricantes japonesas de televisores --Sony, Panasonic e Sharp-- vêm enfrentando dificuldades para superar prejuízos e a forte concorrência da Samsung e LG nos mercados em desenvolvimento. Além disso, o acordo pode incomodar a Apple ao ocupar porção maior da capacidade de uma fábrica que produz telas para o iPad e o iPhone 5. Estima-se que a Sharp seja o segundo maior fornecedor da Apple, atrás apenas da LG Display. 
As telas IGZO podem consumir dez vezes menos energia que os moldeos LCD convencionais, o que aumenta a duração das baterias dos celulares e outros aparelhos que as utilizam. 
Fonte: Reuters - Revista Home Theater

Comentários