TVs 4K devem chegar a 2,6 milhões este ano


 
Levantamento divulgado nesta quarta-feira pela consultoria internacional NPD Display Search indica que os fabricantes de TVs irão produzir este ano um total de 2,6 milhões de modelos com resolução 4K. Esse número abrange todas as peças que a indústria calcula vender, no mundo inteiro, até dezembro.
O relatório intitulado Quarterly Large Area TFT Panel Shiment Report baseia-se em dados fornecidos pelos próprios fabricantes e refere-se ao número de painéis LCD do tipo TFT, usados atualmente em todos os TVs 4K. Não está incluída uma estimativa para a produção de plasmas com essa resolução. Segundo a pesquisa, existem atualmente cinco fabricantes desses painéis: a japonesa Sharp, as coreanas LG e Samsung e as chinesas AU Optronics e Innolux. Empresas como Sony, Toshiba, Panasonic e AOC/Philips compram os paineis desses fornecedores, para montar seus TVs.
"Até o momento, a Innolux é a mais agressiva na produção desses paineis", diz David Hsieh, vice-presidente da NPD. "Eles já desenvolveram uma linha completa, que vai de 39 a 85 polegadas, embora a maioria das empresas esteja se concentrando na faixa entre 50 e 65 polegadas."
Hsieh acredita que os pedidos deverão aumentar ao longo do ano e principalmente a partir de 2014, conforme os fabricantes forem introduzindo novos processos industriais. "Para que essa tecnologia dê certo, é necessário que os custos de fabricação sejam reduzidos. Esse fator é mais importante até do que a falta de conteúdos 4K", diz o especialista.
Clique aqui para ver imagens do teste que fizemos com o primeiro TV 4K lançado no Brasil.
Fonte: NPD DisplaySearch

Comentários