Vendas de projetores no Brasil surpreendem fabricantes


 
Apesar da forte concorrência dos TVs de tela grande, o setor de projetores vem registrando números de venda surpreendentes no Brasil. É o que revelam os levantamentos da consultoria PMA, principal referência internacional no setor, comparando as vendas do ano passado com as de 2011, e um promissor início de 2013.
Segundo a PMA, o mercado brasileiro foi um dos que registraram maior crescimento em 2012, especialmente na categoria definida como "mainstream" (projetores com taxa de brilho de 1.000 a 3.999 lumens). São aparelhos destinos ao uso em educação, apresentações e salas de treinamento. Fabricantes como Epson, Panasonic e NEC vêm investindo bastante nesses segmentos, onde há grande demanda tanto em escolas quanto em empresas que promovem cursos de aperfeiçoamento. Fontes do mercado apostam também no Programa ProInfo, do Ministério da Educação, cujo objetivo é intensificar o uso de equipamentos eletrônicos nas escolas públicas.
O levantamento da PMA mostrou que em 2012 foram vendidos, no mundo inteiro, cerca de 9,5 milhões de projetores, com expectativa de aumento de 10% este ano. Como acontece com outros produtos eletrônicos, os países emergentes é que estão puxando esse crescimento. A consultoria classifica os projetores em três sub-segmentos: Mainstream, New Era (abaixo de 1.000 Lumens) e High-End (acima de 4.000 Lumens). O maior aumento foi registrado nesta última faixa, embora a quantidade total (100 mil unidades) seja bem inferior às outras duas. Os modelos com taxa de brilho mais alta têm grande demanda no setor de eventos, tido também como de ótimo potencial no Brasil a partir deste ano.
No balanço mundial, o grupo de projetores com brilho mais baixo chegou a 1,7 milhão de unidades, ficando os restante 7,7 milhões para os Mainstream.
Fonte: PMA - Revista Home Theater

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