Embora sequer tenham se iniciado ainda as transmissões de televisão com resolução 4K (os primeiros testes deverão ocorrer na Copa das Confederações, em junho), o Japão mostra que continua muito avançado nessa área. Na última quarta-feira, a emissora estatal do país (NHK) e a fabricante Mitsubishi apresentaram em Tóquio o primeiro sistema que permite gerar sinal pelo ar em resolução 8K, ainda mais alta.
As duas empresas revelaram ter desenvolvido juntas o encoder para o padrão de vídeo SHV (Super Hi-Vision), que oferece resolução de imagem 16 vezes mais alta que a do Full-HD, usado atualmente em todo o mundo, e áudio surround em 22.2 canais. Inicialmente registrado com o nome de HEVC1, o encoder é na verdade um software de compressão que, segundo foi divulgado no evento, possui capacidade quatro vezes maior do que o atual MPEG-2. A compressão do sinal é o maior obstáculo para as transmissões em 4K e 8K, pois atualmente degrada muito a qualidade de imagem.
Segundo técnicos da NHK, o HEVC (High-Efficiency Video Coding) permite manipular de forma mais precisa a enorme quantidade de dados contida no sinal SHV, tido como o futuro da televisão mundial. Durante o último carnaval, especialistas da emissora vieram ao Brasil para fazer testes com o sistema. Aprovado nas análises posteriores, o HEVC agora precisa ser normatizado para operar dentro do padrão SHV, que utiliza frequência de 120Hz (o dobro da atual).
A NHK irá promover demonstrações do sistema entre os próximos dias 30 de maio e 2 de junho, durante sua tradicional mostra de ciência e tecnologia, realizada em Tóquio. Para saber mais sobre a empresa e seus desenvolvimentos, acesse o hot site Japão High-Tech.
Fonte: NHK
Comentários
Postar um comentário