Antecipando-se às promessas de emissoras e estúdios de cinema sobre a oferta de conteúdos em ultra-alta definição, fabricantes japoneses estão se unindo num grande esforço para popularizar essa tecnologia. A ideia, com apoio até do governo local, é criar campanhas de marketing para estimular o consumidor japonês a investir em TVs 4K feitos no país - e, com isso, derrotar já na origem a ameaça dos fabricantes coreanos.
Sharp, Sony e Toshiba são três das empresas engajadas nesse projeto. O plano é colocar à venda, o quanto antes, TVs 4K ao preço final de 97 dólares por polegada. Um modelo de 55", portanto, sairia por algo em torno de US$ 5.500, bem abaixo dos que já foram lançados em alguns países. Há duas semanas, a Sharp confirmou o lançamento de modelos com 60" e 70", enquanto a Sony prometeu entregar às lojas japonesas, ainda este mês, TVs de 55" e 65". Por sua vez, a Toshiba diz ter prontos modelos de 58" e 65".
Comparativamente, os TVs 4K lançados desde o final do ano passado, e que até agora tiveram vendas modestas, estão numa faixa de preço muito mais alta. O modelo de 84" da LG é vendido em vários países - inclusive no Brasil - pelo equivalente a US$ 22.000, enquanto os da Samsung (85") e da própria Sony (84") estão na faixa dos US$ 40.000.
Levantamento recente da consultoria NPD DisplaySearch estima que as vendas de TVs 4K no Japão devem crescer consideravelmente nos próximos anos. De 32 mil unidades previstas para este ano, o mercado japonês chegaria a 388 mil TVs vendidos em 2016. Os principais fatores de estímulo seriam a transmissão da Copa do Mundo de 2014 em 4K (já anunciada pela rede NHK) e o início das transmissões regulares de filmes e shows de TV, também previsto para o ano que vem.
Fonte: Asahi Shinbum
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