Todos os indícios apontam para uma morte relativamente rápida do que hoje é conhecido como PC, o computador de mesa revolucionou a informática há algumas décadas. O sucesso avassalador de eletrônicos como tablets, smartphones e até laptops – e o avanço rápido das tecnologias que os tornam mais potentes e portáteis – têm feito com que a venda dos PCs caia drasticamente.
Um estudo da firma de pesquisas IDC, realizado no final do primeiro trimestre deste ano, mostrou uma queda de 14% nas vendas em todo o mundo em relação ao trimestre anterior, maior declínio desde 1994, quando essa pesquisa começou a ser feita. A IDC prevê uma retração de 8% em 2013, número bem mais significativo do que a redução de 4% registrada no ano passado.
Todos esses fatores, segundo especialistas da própria IDC, indicam eu o conceito de “computação pessoal” (de onde vem a sigla em inglês PC – personal computer) já está em mudança avançada. “Em 2015, a venda de tablets vai superar todo o mercado de computadores, tanto desktops como notebooks”, diz o relatório da empresa.
Fontes: Wired, The Wall Street Journal, IDC, Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário