Brasil já tem o 7o. mercado mundial de TV por assinatura

 
O Brasil atingiu em 2012 a sétima posição no ranking mundial da TV por assinatura, com 16,2 milhões de domicílios atendidos pelo serviço. A informação conta de um estudo realizado pela consultoria especializada Digital TV Research, que pesquisou o tema em 97 países. Pelo levantamento, existiam no planeta ao final do ano passado 772 milhões de residências com TV paga, um aumento de 31,9% em relação à pesquisa anterior (de 2008). Desse total, o Brasil responde por aproximadamente 2%.
A China, com um total de 232,8 milhões de domicílios conectados, lidera o ranking, seguida pela Índia, com 116,7 milhões, e pelos EUA (100,2 milhões de domicílios). Isso quer dizer que a penetração da TV por assinatura nos dois países asiáticos ainda está longe de atingir a dos EUA: este país possuía em 2012 cerca de 315 milhões de habitantes, contra 1,34 bilhão de chineses e 1,22 bilhão de indianos. Entre os demais países com maior adesão à TV paga (percentual de residências atendidas vs número de domicílios), os líderes são os europeus de baixa população: Holanda, Dinamarca e Bélgica, pela ordem.
O estudo analisou também o volume de dinheiro que o setor movimenta, com base no faturamento das operadoras. Foram US$ 184 bilhões em 2012, o que representa 28,5% a mais do que em 2008. Para termos de comparação, o mercado brasileiro experimentou no mesmo período um crescimento de 26,5% (não há dados oficiais sobre quanto faturam as operadoras brasileiras). O mercado americano foi o que mais gerou receitas no ano: cerca de 50% do total.
O segmento de TV a cabo continua liderando as receitas das operadoras na maioria dos países, mas com tendência de queda. A Digital TV Research mostrou que essa tecnologia foi responsável, no ano passado, por US$ 87 bilhões. O segmento que mais cresceu foi o de IPTV: de US$ 2,8 bilhões em 2008 para US$ 12 bilhões em 2012.
Para mais informações sobre esse mercado, acesse o hot site TV por Assinatura.
Fonte: Digital TV Research - Revista Home Theater

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