DirecTV investiga fraude nos números da Sky

 
Um grupo de auditores do grupo DirecTV, dos EUA, foi enviado ao Brasil para investigar o que a empresa chama de "conduta incorreta de alguns funcionários" da Sky, maior operadora brasileira de TV paga via satélite. Funcionários da Sky teriam fraudado números de vendas de assinatura para inflar o crescimento da empresa entre outubro do ano passado e abril deste ano. Segundo a DirecTV, o ato ilícito já foi suspenso.
Dono de 93% da Sky, o grupo americano - que é também o maior da América Latina no segmento de DTH (TV via satélite) - deve explicações à SEC, órgão que fiscaliza o mercado de ações nos EUA. Na semana passada, a DirecTV informou oficialmente ter identificado a fraude, que resultou num aumento indevido de pelo menos 200 mil assinantes. No documento, a empresa cita que houve "concessão indevida de créditos a clientes para eliminar saldos devedores de tais assinantes". Com isso, a base da Sky foi aumentada artificialmente.
Os auditores da DirecTV revelaram que em dezembro de 2012 a Sky tinha 100 mil assinantes a menos do que os 5,038 milhões que informou à Anatel. Em março de 2013, os dados continuavam errados: a Sky informou 5,258 milhões de assinantes, quando na verdade havia cerca de 200 mil a menos. A Anatel não percebeu o erro porque não faz auditoria sobre os números fornecidos pelas operadoras.
Nos EUA, o problema é encarado de forma muito mais severa. Por ter ações na Bolsa, a DirecTV precisa prestar contas à SEC e a seus acionistas, caso contrário seus executivos estão sujeitos até à pena de prisão. O aumento fraudulento dos números fez subir a cotação das ações da empresa, que agora promete pagar uma compensação no valor de US$ 25 milhões. A empresa não revelou os nomes dos funcionários envolvidos, mas a investigação continua.
Para mais detalhes sobre esse assunto, acesse o hot site TV por Assinatura.

Fontes: Reuters e Tela Viva - Revista Home Theater

Comentários