A Sony está se preparando para fazer a captação e a edição de todos os jogos da Copa do Mundo de 2014 em resolução 4K, liberando o sinal para exibição em cinemas, clubes e bares. A informação é de Luiz Fernando Fabichak, gerente de marketing da empresa, que já fez trabalho semelhante durante a Copa das Confederações; na ocasião, porém, foram registradas em 4K somente imagens de três jogos realizados no Mineirão, em Belo Horizonte.
Segundo Fabichak, para demonstrar a viabilidade das transmissões ao vivo em 4K as imagens estarão disponíveis para empresas que quiserem transportar o sinal, que consome quatro vezes mais banda que o atual Full-HD. Na Copa de 2010, imagens enviadas ao vivo da África do Sul foram exibidas em salas de cinema 3D em vários países. A exemplo do 3D, a tecnologia 4K (Ultra-HD) não permite ainda transmissão para TV aberta, pois isso exige compressão do sinal. A alternativa é enviar o sinal por satélite para pontos específicos. A Intelsat é uma das operadoras de satélite que se diz preparada para isso.
Outra opção é a transmissão para assinantes de TV fechada, como já aconteceu na Copa de 2010 (veja este vídeo) e na Olimpíada de Pequim, quando clientes da Net tiveram acesso a conteúdos em 3D. "A gente sabe que no cabo já seria possível trafegar sinal 4K", diz Fabichack. No entanto, a autorização para isso depende de acordo a ser feito entre a operadora interessada, a TV Globo (que irá gerar as imagens) e a Fifa. Até o momento, nem a Globo nem as operadoras de cabo se manifestaram a respeito.
FONTE: IDG Now - Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário