Um televisor que vive permanentemente conectado à internet e armazena conteúdos do usuário na nuvem: esse é o conceito que a Philips chama de Cloud TV e que está sendo lançado em alguns países europeus. A ideia é expandir os recursos atualmente conhecidos como "smart TVs", oferecendo mais serviços de internet pelo mesmo aparelho.
"Estamos integrando serviços de nuvem a nossa plataforma smart, para que o usuário de TVs Philips tenha mais opções de conteúdo do que simplesmente aquelas oferecidas pelas emissoras e operadoras de cabo", explica Albert Mombarg, diretor da área de Smart TVs da empresa, que demonstrou o produto durante a IFA, realizada na Alemanha no início do mês (clique aqui para ver a cobertura do evento). Segundo ele, a plataforma já pode ser usada na Europa até mesmo com TVs Philips smart lançados em 2012.
O acesso aos novos serviços é permanente, disse Mombarg, a partir do momento em que o TV é conectado à internet. Como a conexão normalmente é fixa, via cabo de rede, isso significa que o aparelho estará o tempo todo integrado à nuvem, que na verdade é um servidor externo mantido por uma empresa contratada pela TP Vision. Desde 2011, a empresa - que surgiu da fusão entre a divisão de displays da holandesa Philips e a chinesa TP - promete garantir a confiabilidade do sistema e a proteção dos conteúdos de cada usuário.
A plataforma Cloud TV inclui na Europa centenas de canais regulares, além de serviços comuns, como YouTube, Facebook, Twitter e Skype, entre outros. Já na plataforma Cloud Explorer, o usuário de TVs Philips pode armazenar conteúdos pessoais, como vídeos, fotos e músicas, que poderão ser acessados pela internet a qualquer momento através de outros aparelhos. "Nosso preocupação é que tudo seja seguro e fácil de acessar", disse Mombarg. "O usuário poderá organizar seus conteúdos da forma que quiser e fazer buscas com muita rapidez."
FONTE: Philips Europe
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