Harman se reestrutura e investe mais no design

 
Um dos maiores grupos fabricantes de produtos eletrônicos do, a Harman – hoje controlado por um consórcio de investidores, após a morte do fundador, Sidney Harman, em 2011 – participa da IFA 2013 de um modo diferente dos demais. Em vez de montar um grande estande, como sempre faz, reservou uma área externa da Messe Berlin, onde foram erguidos vários salões com cobertura de tecido branco; em cada salão, estão expostos os itens de uma das principais marcas do grupo: JBL, Harman Kardon, AKG, Mark Levinson etc.
A mudança corresponde à nova estratégia da empresa, que pretende dar personalidade a cada marca, ainda que alguns itens sejam comercializados em mais de uma. É o caso dos fones de ouvido. Os top de linha são os consagrados AKG, mas há também fones Harman e JBL, sendo estes mais baratos e coloridos, voltados ao consumo de massa; já os Harman capricham no design. Esta palavra, por sinal, está por trás de vários produtos que estão saindo com a marca Harman, como estamos vendo aqui na IFA.
A empresa trouxe para Berlim produtos como o Sabre (foto), conjunto de soundbar e subwoofer sem fio que, além do áudio, procura chamar a atenção para o visual arrojado. A soundbar, com apenas 3,2cm de espessura, contém nada menos do que oito alto-falantes de 1,75″ e é construída em alumínio, material cada vez mais usado pelos fabricantes de caixas por seu apelo estético. O subwoofer desse conjunto em nada lembra os subs convencionais: tem perfil slim e comunica-se sem fio com o processador instalado dentro da soundbar

Comentários