HDMI 2.0 chega para aproveitar demanda do Ultra-HD

 
Anunciada meses atrás, a primeira revisão do padrão de conexões HDMI (oficialmente batizada “2.0″) foi lançada na IFA 2013 para aproveitar todo o interesse gerado em torno dos displays Ultra-HD, mostrados aqui em Berlim por inúmero fabricantes. O HDMI Forum, consórcio multinacional que promove e regula as normas do padrão, pretende que este se consolide também entre os profissionais do setor.
Na verdade, quando chegarem ao mercado os aparelhos dotados de conector HDMI 2.0 (alguns já são compatíveis), o usuário provavelmente não irá notar diferença de qualidade. A versão atual (1.4), lançada em 2009, foi adotada por empresas do mundo inteiro e tornou-se virtualmente onipresente em equipamentos e acessórios de áudio e vídeo. As diferenças começarão a ser percebidas quando surgirem filmes e séries de TV gravados com resolução 4K, principalmente quando as pessoas quiserem transmiti-los em rede.
O novo padrão traz duas principais evoluções em relação ao atual. No caso do vídeo, a velocidade de transmissão se amplia de 10 para 18 Gigabits por segundo, permitindo trafegar sinais 4K em 60 fps (60 quadros; hoje, só se consegue com vídeos de 30fps). Par o áudio, o HDMI 2.0 amplia o número de canais processados dos 8 atuais para até 32. Ou seja, um filme pode ser captado com câmeras 4K e áudio 32 canais e transmitido normalmente, como se faz hoje com um Blu-ray, sem risco de travamento.
Evidentemente, o HDMI Forum está de olho no crescimento do mercado de 4K, com o uso cada vez maior de câmeras desse tipo pelos estúdios de cinema e emissoras de televisão. Um fator importante para o consumidor é que não será preciso trocar seus equipamentos, nem seus cabos: o novo padrão será compatível com os atuais.
Para que os primeiros produtos com HDMI 2.0 cheguem ao mercado, ainda falta uma etapa: a divulgação oficial das especificações de compatibilidade, a serem seguidas tanto pelos fabricantes quanto pelos produtores de conteúdo. Isso está previsto para acontecer até o final do ano
Fonte :  Revista Home Theater

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