Presidente da Sony promete mais agressividade

Para recuperar a liderança mundial que já foi sua durante décadas, a Sony decidiu ser mais agressiva em termos de inovação e marketing. Esse foi o recado de seu presidente Kazuo Hirai, numa entrevista exclusiva ao jornal The Wall Street Journal, publicada na semana passada. Hirai, que no ano passado assumiu o posto em lugar do britânico Howard Stringer, já conseguiu uma façanha: fazer a divisão de displays da Sony dar lucro, algo que não acontecia desde 2010.
"Precisamos de uma estratégia defensiva e de outra ofensiva", disse ele. Esta última é a que estamos começando a implantar agora. Segundo Hirai, os novos lançamentos em TVs 4K, tablets, notebooks, câmeras digitais e a chegada do PlayStation 4 (foto), em novembro, se encaixam nessa postura. "Já tivemos a fase defensiva, que foram os cortes de custos e a reorganização do grupo. Agora, nossa divisão de eletrônicos começa a abrir o envelope das inovações".
No segundo trimestre do ano, as divisões de TVs e mobilidade voltaram a ter lucro, embora vendendo menor quantidade de aparelhos. A Sony fechou sua fábrica de displays LCD e passou a comprar esse item de fornecedores chineses, além de estabelecer parcerias com Sharp e Samsung, os dois maiores fabricantes mundiais. "Mas isso não basta para nos fazer crescer", admitiu Hirai. "Precisamos de inovações como as novas lentes de câmera para smartphones, que apresentamos na IFA 2013, e os TVs 4K que já estão chegando ao mercado".
O executivo disse ainda que está incentivando suas equipes de desenvolvimento a "assumir mais riscos e não matar ideias inovadoras por causa de um complicado processo de análise interna". Como exemplo, ele citou a câmera RX1, primeira a usar um sensor do tipo full-frame, capaz de produzir imagens com a qualidade dos antigos filmes de 35mm. O produto foi lançado no Japão por um preço equivalente a US$ 2.500. "Não é um produto que vá vender muito, mas os entusiastas da fotografia estão adorando", afirmou Hirai.

FONTE: The Wall Street Journal

Comentários