TVs 4K da Philips têm nova solução de backlight

 
Para contornar uma crônica deficiência dos TVs LCD (o nível de preto), a maioria dos fabricantes vêm investindo em soluções variadas para o painel de backlight. Este é o responsável pela iluminação traseira da tela, cuja homogeneidade determina a claridade das cores e uma boa relação de contraste. A Philips (hoje TP Vision) é certamente uma das empresas que mais se preocupam com esse detalhe.
Aqui na IFA 2013, a empresa apresentou nesta quinta-feira sua primeira linha de TVs 4K (foto), que traz uma novidade em termos de backlight: um sensor (chip) que identifica o grau de iluminação do ambiente e a partir daí regula as luzes do painel interno. É o que a Philips chama de Micro Dimming Pro, para se diferenciar da concorrência.
Desde que os TVs LCD passaram a utilizar iluminação por leds, em lugar das antigas lâmpadas, um dos segredos para uma boa imagem passou a ser a disposição desses pontos de luz na superfície do painel. Os dois tipos de painel mais comuns são Edge-lit, em que os leds ficam nas laterais, e Local Dimming (são espalhados pela superfície); é consenso entre os especialistas que este último é mais eficiente. No caso dos novos TVs Philips, além dos leds espalhados há o sensor que comanda seu funcionamento.
A Philips/TP Vision está entrando no segmento de 4K (UHD) com dois modelos: um de 84 polegadas (213cm de largura), semelhante aos já lançados por Sony e LG, e um de 65″. Ambos já estão à venda na maioria dos países europeus, a preços sugeridos de 14.999 e 4.999 euros, respectivamente. No Brasil, o lançamento está previsto para 2014
Fonte ; Revista Home Theater

Comentários