Empresa lança nos EUA subwoofer subterrâneo

Para a maioria dos instaladores de home theater, não existe uma regra fixa para posicionar o subwoofer. Essa caixa acústica, responsável pelos sons mais graves, costuma se adaptar bem em qualquer ponto da sala, desde que livre de obstáculos em volta, pois as baixas frequências se propagam em todas as direções. Mas uma experiência feita pela empresa americana TruAudio acabou resultando em algo inédito: colocar o subwoofer debaixo da terra, em área externa da residência.
"Adotamos uma espécie de licença criativa", diz Bryan Garner, presidente da empresa, que demonstrou o produto na última CEDIA Expo, realizada em Denver (EUA), no final de setembro. Segundo ele, o aparelho é ideal para reforçar os graves em espaços amplos, como jardins, quintais e gramados, onde normalmente as baixas frequências não podem ser controladas. "Tivemos que mudar a estrutura do gabinete e incluir dois dutos de ar, para dar vazão à força dos graves", explicou Garner.
O SubTerrain (foto) - como é chamado o aparelho, que ainda não está à venda - não é o primeiro subwoofer para uso subterrâneo. Mas se diferencia dos demais por ter dois dutos em forma de sino, um de cada lado; normalmente, esses aparelhos utilizam um único duto em forma de U. Com falante de 10" injetado em polipropileno, o gabinete conta ainda com uma capa de proteção, que segundo Garner evita a dispersão das ondas sonoras para dentro da terra.

FONTE: CE Pro

Comentários