Estudo prevê queda nos preços dos TVs este ano

A produção mundial de TVs de plasma, LCD e LED caiu 6,3% em julho último, na comparação com o mesmo mês de 2012, e isso está levando os fabricantes a reduzir os preços para a temporada de Natal. Essa é uma das conclusões de um estudo divulgado pela consultoria americana IHS, que analisa o mercado de equipamentos eletrônicos nos principais países. Segundo os pesquisadores, os consumidores deverão sentir o fenômeno nas próximas semanas.
"Em 2012, pela primeira vez houve queda nas vendas da indústria para as lojas", explica Jusy Hong, analista sênior da IHS. "Havia uma década em que os números só subiam, e a queda surpreendeu muita gente. Agora em 2013, parecia que teríamos uma reação, mas já percebemos que isso não acontecerá."
Os dados da pesquisa mostram que em julho (último período avaliado até agora) foram vendidos 14,88 milhões de TVs em todo o planeta, contra 15,8 milhões em julho do ano passado; desse total, 14,1 milhões foram modelos LCD e LED-LCD, e mesmo nesse segmento - o mais procurado hoje pelos consumidores - a queda foi de 5,7%. Os fabricantes chineses (Changhong, Haier, Hisense, Konka, Skyworth e TCL), alguns dos quais fornecem displays para grandes marcas japonesas, européias ou americanas, continuam liderando a produção, com 20% do total.
"Mesmo que tenhamos uma reviravolta agora no final do ano, dificilmente será suficiente para reverter esse declínio", prevê Hong. "Será o segundo ano seguido de queda, algo impensável até poucos anos atrás. Com isso, os fabricantes não terão alternativa a não ser baixar os preços."

FONTE: Home Media Magazine - Revista Home Theater

Comentários