Entidade mundial aponta cinco tendências em tecnologia

Como faz habitualmente no mês de outubro, a CEA (Consumer Electronics Association) divulgou na semana passada a edição 2014 do relatório anual Five Technology Trends To Watch ("cinco tendências tecnológicas para se prestar atenção"). A partir de pesquisas junto a seus mais de 2 mil filiados, entre eles os principais fabricantes de aparelhos eletrônicos, um comitê da entidade definiu cinco setores que devem concentrar os investimentos das empresas nos próximos anos.
São eles: Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), veículos acionados via controle remoto (sem motorista), soluções digitais para cuidados com a saúde (digital health), robótica e novos meios de distribuição e consumo de conteúdos audiovisuais. O relatório inclui dados estatísticos e análises detalhadas sobre cada um desses segmentos de mercado, feitas por um grupo de especialistas recrutados pela CEA. São apontadas as principais empresas em cada setor, as previsões de produção e venda em 2014 e as políticas dos governos dos principais países nessas áreas.
"Temos que olhar o mercado de tecnologia como um todo, não apenas os produtos que têm maior visibilidade ou que são fabricados em maior volume", disse o presidente da CEA, Gary Shapiro, ao apresentar o relatório. "As tecnologias estão sempre mudando e evoluindo. Nosso comitê acredita que esses cinco segmentos terão grande impacto na vida das pessoas nos próximos anos e, por isso, merecem ser estudados com atenção."
No capítulo dedicado à Internet das Coisas, por exemplo, o relatório destaca a enorme rede de troca de informações que vem sendo formada entre empresas, governos, universidades, centros de pesquisa e até pessoas físicas. "Nossa conclusão é que IoT vai forçar um aumento da produtividade global", explica Shawn DuBravac, economista-chefe da CEA. "Conforme os dispositivos digitais vão tomando o lugar dos analógicos, é natural que muitas tarefas antes realizadas por pessoas agora sejam automatizadas e compartilhadas nas redes."
A íntegra do relatório Five Technology Trends To Watch pode ser acessada neste link.

Fonte: CEA

Comentários