Japão faz primeira transmissão de TV 4K em tempo real

A operadora de telecom japonesa K-Opticom, em parceria com a empresa americana Elemental Technologies, especializada em softwares de áudio e vídeo, realizou no último domingo a primeira transmissão de TV em tempo real com imagens em resolução Ultra-HD (4K). Uma equipe da emissora transmitiu ao vivo a Maratona de Osaka, tradicional evento esportivo do país, com a participação de aproximadamente 10 mil atletas.
Foi a primeira vez que se usou o padrão de codificação HEVC (também chamado H.265) para transmitir sinal 4K, de altíssima resolução (3.840 x 2.160 pixels). As duas empresas anunciaram que farão novas demonstrações desse tipo na próxima semana, em Tóquio, durante o evento Inter BEE (International Broadcast Equipment Exhibition). "Eles conseguiram encontrar uma solução de custo não muito alto para atingir várias telas ao mesmo tempo e sem exigir muita largura de banda", comentou Tom Morrod, da consultoria IHS, que acompanhou o evento. "Isso significa que já é possível transmitir a Copa do Mundo e as Olimpíadas de Inverno, em 2014, em Ultra-HD."
HEVC (High-Efficiency Video Coding) é o primeiro software de compressão para sinal de vídeo 4K. Permite adaptar a grande quantidade de pixels para redes de fibra óptica usadas em TV a cabo, com decoders especiais (foto), quase sem perda de qualidade. Começa a ser usado agora por emissoras e operadoras, em vários países, substituindo o atual padrão AVC (Advanced Video Coding), também conhecido como H.264, que não suporta 4K.
A Maratona de Osaka teve duração de quase oito horas e pôde ser acompanhada em residências nas cidades de Osaka, Kyoto e Kobe, cobertas pela K-Opticom, utilizando TVs 4K da Sony. O mesmo sinal foi captado em PCs, tablets e smartphones na região, que é a segunda com maior densidade demográfica do Japão (a operadora é patrocinadora do evento).

FONTE: Broadcast & Distribution

Comentários