Nova película pode melhorar as cores dos TVs

Um novo tipo de filme óptico, baseado na tecnologia conhecida como QDEF (Quantum Dot Enhancement Film), pode ser a solução mais prática para melhorar a reprodução de cores nos TVs de tela plana. Desenvolvida pela americana 3M, que fornece esse tipo de componente para diversos fabricantes de TVs, a película está pronta para lançamento comercial, segundo Dave Lamb, diretor de pesquisas da empresa. "Estamos trabalhando agora na questão da cadeia de fornecimento", disse ele.
Na semana passada, o presidente do grupo 3M, Inge Thulin, anunciou à imprensa que o filme QDEF é uma das inovações prestes a serem lançadas no mercado internacional. Sua principal vantagem seria tornar mais ricas e profundas as três cores primárias (vermelho, verde e azul), gerando enorme ganho de qualidade na imagem que se vê na tela. A película é aplicada sobre o painel interno do TV, podendo ser usada também em celulares, tablets, notebooks e monitores em geral, tanto de plasma quanto LCD. Segundo a 3M, não é necessária nenhuma alteração elétrica no aparelho.
Os quantum dots, pequenas partículas de cristal de silício que podem ser eletrificadas, já são usadas em algumas aplicações. Sony e Sharp anunciaram, no início deste ano, que estavam desenvolvendo novos tipos de display baseados nesse componente. Técnicos da 3M explicam que a partícula tem espessura 10 mil vezes mais fina que um fino de cabelo. Quem as fornece à 3M é a empresa californiana Nanosys. O segredo de seu desempenho está no uso de diodos de luz azul, em lugar dos brancos tradicionais. A película filtra essa luz, que é reproduzida pelas partículas sem alteração no comprimento de onda, o que aumenta a saturação das cores.
Nas últimas semanas, equipes da 3M visitaram diversos fabricantes para demonstrar o produto e, segundo eles, a receptividade foi ótima. "Está todo mundo empolgado", garante Lamb.

FONTE: Twincities

Comentários