Em silêncio, já que vive uma das mais fortes crises de sua história, a Panasonic estaria prestes a colocar no mercado internacional seu primeiro TV OLED, de 56 polegadas, com resolução 4K. Exibido como protótipo na CES e na IFA deste ano (foto), o aparelho é na verdade produzido pela chinesa AUO, segunda maior fabricante de displays do mundo. Inicialmente previsto apenas para 2015, o projeto foi antecipado, segundo fontes ligadas à empresa, devido aos lançamentos das coreanas Samsung e LG (veja este vídeo).
Nenhuma das empresas quis se manifestar a respeito, mas a OLED Association, entidade internacional que reúne os principais fabricantes, divulgou recentemente que a Panasonic conseguiu acelerar bastante a montagem de sua linha de produção, na cidade de Himeji. A fábrica contou com financiamento parcial do grupo Sumitomo, que além de ser um dos maiores do Japão na área financeira possui também indústrias químicas relacionadas aos componentes dos painéis OLED.
O processo da produção da Panasonic é diferente do usados pelas empresas coreanas na tecnologia OLED. Trata-se do chamado P-OLED, que consiste no uso de polímeros misturados aos materiais orgânicos; esse componente é fabricado pela Sumitomo, enquanto a AUO fornece os painéis TFT que entram na montagem final dos displays OLED.
Durante a próxima CES, em janeiro, a empresa japonesa deverá fornecer mais detalhes a respeito. Na CES 2013, a Sony também exibiu um protótipo de OLED 4K que seria produzido em parceria com a Panasonic, mas ao longo do ano nada mais se soube desse projeto de joint-venture.
Fonte: OLED-Info - Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário