A BDA (Blu-ray Disc Association) formou um grupo para estudar as especificações de novos discos que permitirão o lançamento de filmes e vídeos com resolução 4K (Ultra-HD). Os discos, além de maior capacidade de memória, terão novos métodos de proteção anticópia. As afirmações foram feitas por dois executivos da entidade, Andy Parsons e Victor Matsuda, durante a CES 2014.
Segundo eles, ainda não há um prazo definido para a conclusão do trabalho, já que este envolve também análises por outros grupos - a BDA tem entre seus mais de 100 membros praticamente todos os estúdios de cinema, os fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de software e também redes de varejo. "Precisamos definir normas que garantam uma performance inigualável", disse Matsuda. "É isso que o consumidor espera. E não se trata apenas do número de pixels, mas de uma série de fatores: faixa dinâmica, profundidade, gama de cores, mobilidade e flexibilidade."
Para a BDA, o lançamento de conteúdos 4K em Blu-ray terá sobre esse mercado um impacto semelhante ao que teve, oito anos atrás, no segmento de alta definição. Segundo Matsuda, os formatos anteriores de disco - CD, DVD e Blu-ray - conquistaram o público devido a sua confiabilidade. "O Blu-ray UHD terá que oferecer a mesma sensação de segurança, para que as pessoas se animem a comprar, alugar e fazer coleções de discos", disse o executivo.
Parsons, um veterano da indústria, que participou inclusive do lançamento do Laserdisc, no final dos anos 70, acrescentou que os recursos da nova tecnologia são tantos que será um grande desafio definir todas as especificações. "Por outro lado, nunca vi um formato adquirir tantas funcionalidades num período tão curto de tempo", disse ele. "Acho que continuaremos tendo muito trabalho nos próximos anos."
Mais informações sobre o assunto no hot site Guia do Blu-ray.
Fonte: Twice
Comentários
Postar um comentário