Vários fabricantes exibiram TVs 3D glasses-free (sem óculos) na última CES, realizada no início do mês em Las Vegas. Alguns eram apenas protótipos, mas outros têm boas chances de ser lançados em breve. Conversando com os fabricantes, descobrimos que alguns deles têm planos bastante agressivos, inclusive para colocar esses aparelhos no mercado internacional ainda em 2014.
Samsung, Sharp, Dolby, IZON, Haier, Dimenco e StreamTV estavam entre os expositores da CES que demonstraram soluções interessantes em 3D sem a necessidade de se usar óculos especiais. As avaliações dos especialistas variaram muito. As melhores - Samsung, Dolby e StreamTV - ainda apresentam deficiências, embora com boa qualidade geral de imagem. Vimos boas transições de cenas, mas ao caminhar pela sala percebe-se imediatamente que há uma camada óptica entre a tela e o espectador.
Outro problema apontado foi a questão do tipo de imagem a ser reproduzida. A maioria das demonstrações, é claro, utilizava sinal original 3D do tipo multiview, variando os níveis de profundidade. Mas quando são exibidas imagens em 2D - HD, SD ou Full-HD), as distorções se tornam evidentes. A StreamTV, uma das que pretende lançar seu produto este ano, garante que possui algoritmos capazes de eliminar o problema.
Na prática, quem está fazendo maior pressão para colocar TVs 3D no mercado são os desenvolvedores de software (no caso: Dolby, Dimenco, IZON e StreamTV); a maioria dos fabricantes mostra mais cautela. Essa última tem acordos com as chinesas Hisense, Haier e Konka, enquanto Dimenco e IZON planejam lançar apenas no mercado chinês.
Samsung e Sharp fizeram belas demonstrações de 3D sem óculos em 4K; a empresa japonesa mostrou até imagens em 8K. E nenhuma delas quer falar em preço, por enquanto. Pode ser que lancem este ano, mas isso vai depender muito daquilo que ouviram durante a CES.
FONTE: DisplayCentral
Comentários
Postar um comentário