Fabricantes chineses aperfeiçoam painéis OLED

Pelo menos quatro dos maiores fabricantes de displays da China estão prometendo lançar por lá, ainda este ano, versões aperfeiçoadas de TVs OLED. Pelo menos por enquanto, não há informação sobre distribuição dos aparelhos em outros países. Com os novos estímulos do governo chinês ao consumo interno, os fabricantes esperam atingir larga escala nessa tecnologia, o que irá facilitar, num segundo momento, a exportação para Europa e EUA.
Algumas dessas empresas já exibiram seus protótipos em feiras internacionais, como IFA e CES. Uma delas é a Haier, que no evento de Las Vegas mostrou até TVs de tela curva, de 55 e 65 polegadas. A Haier é considerada uma das fabricantes mais agressivas da China (atualmente responde a processo movido pela coreana LG por quebra de patente). Na CES, exibiu também TVs 3D sem óculos, com tecnologia LED.
Outro grande grupo chinês que está avançado na tecnologia OLED é o TCL, que também exibiu protótipos na CES, em janeiro. O grupo está construindo duas grandes fábricas de painéis na região de Shenzhen, uma delas com capacidade para produzir 30 mil unidades OLED por mês.
Também a Hisense, outra importante empresa do setor eletrônico na China, está apostando nessa tecnologia. Informações da imprensa chinesa, ainda não confirmadas, indicam que a empresa está adquirindo painéis da LG para montar seus TVs e vendê-los a baixo custo no país. Com um dos maiores estandes da CES (foto), a Hisense demonstrou TVs OLED com resolução 4K (as outras chinesas ainda pretendem explorar a demanda por TVs Full-HD). 
Como de costume, todos os fabricantes chineses mantêm segredo em torno de seus projetos. Por enquanto, a Skyworth é a única que confirma o acordo com a LG para fornecimento dos painéis OLED - a gigante coreana é, de todas, a mais adiantada nesse campo (veja este vídeo).

FONTE: OLED-Info

Comentários