Se nenhuma providência for tomada, as novas redes de celular 4G, previstas para entrar em funcionamento em 2015, causarão interferências nos sinais de TV digital aberta, podendo até tirar do ar alguns canais. O alerta foi feito ontem pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que diz temer as consequências do problema nas casas dos telespectadores.
"O risco existe, e é muito grave", disse o presidente da SET, Olímpio José Franco, cobrando medidas concretas por parte da Anatel e do Ministério das Comunicações para evitar um "apagão" de TV. "As emissoras têm feito a sua parte, colocando no ar o sinal digital que já cobre boa parte do país. A regulamentação atual não define o que precisa ser feito para evitar, ou pelo menos minimizar, as interferências. Em abril, teremos o leilão das frequências para LTE (celular 4G). Queremos que o governo se posicione antes disso."
Desde que detectou o risco de interferências, no início do ano passado, a SET informa ter feito inúmeros testes, sob a coordenação de um dos maiores especialistas no assunto, o engenheiro Gunnar Beddicks Jr., da Universidade Mackenzie (SP). Segundo ele, os problemas mais sérios acontecem nos canais 46 a 51, cuja recepção digital chega a desaparecer totalmente diante de uma transmissão em LTE. "A tela simplesmente ficar escura", garante o especialista, explicando que as falhas de sinal variam conforme a localização das antenas e a potência dos transmissores.
Para solucionar o problema, a SET irá apresentar ao governo algumas sugestões, entre eles a de obrigar as operadoras de celular 4G a utilizarem potência de transmissão mais baixa. Outra saída, adotada em alguns países que tiveram o mesmo problema, é instalar filtros em todos os televisores digitais. "O problema é que os TVs vendidos atualmente não têm esse filtro", lembra Franco. "Logo haverá milhões deles instalados pelo país inteiro. Quem vai percorrer casa a casa para instalar o filtro?"
Fonte: Revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Opinião installa.com: O Governo não vai dar a minima pra possibilidade do problema, eles vão colocar a Rede 4G no ar e vão largar o problema pra quem vier depois....
Comentários
Postar um comentário