Pesquisa prevê aumento nas vendas de TVs curvos

Cerca de 800 mil TVs de tela curva, divididos entre os tecnologias LED e OLED, serão vendidos este ano em todo o mundo, segundo a mais recente pesquisa da empresa especializada NPD DisplaySearch. Baseado em estimativas dos próprios fabricantes, o levantamento conclui que esse segmento de mercado continuará crescendo nos próximos anos, chegando a 6 milhões de aparelhos vendidos em 2017, o equivalente a 2% do mercado mundial.
Segundo os pesquisadores, para a maioria dos fabricantes os TVs de tela curva (clique aqui para ver um vídeo) são vistos como grande diferencial em termos de design, o que pode servir como forte atrativo para uma faixa de consumidores. "Será uma tendência, embora com o tempo seja normal que perca seu encanto", diz Paul Gray, diretor da NPD para a Europa. "Mesmo assim, achamos que esses TVs terão um papel importante para diferenciar os TVs de padrão mais avançado. Muitas pessoas vão aceitar pagar mais por esse valor adicional."
Durante a última CES, em Las Vegas, empresas como LG, Panasonic e Samsung, além de várias chinesas, demonstraram TVs de tela curva em diversos tamanhos. No entanto, até o momento somente as duas coreanas lançaram o produto no mercado internacional; no Brasil, a LG lançou o modelo OLED EA9800, de 55 polegadas, enquanto a Samsung colocou no mercado o KN55S9CAGX, também de 55"; ambos, porém, são encontrados em poucas lojas.
Nos EUA e em alguns países da Europa e da Ásia, já é possível encontrar TVs de tela curva em outros tamanhos, inclusive com resolução 4K. Segundo Michael Zoeller, diretor da Samsung Europe, todos os esforços de engenharia estão sendo feitos nesse sentido. "Existem muitas pesquisas indicando que os olhos se concentram mais em objetos curvos. Nosso desafio é criar TVs que não apenas apresentem a melhor imagem, mas também que sejam os mais bonitos."

Fonte: The Register

Comentários