A capacidade de comunicação de equipamentos de áudio e vídeo com centrais de automação é hoje fator decisivo para projetistas e integradores de sistemas residenciais e corporativos. Por isso, fabricantes como o grupo japonês D&M Holding, gestor das marcas Denon e Marantz, já perceberam a importância de agregar uma conectividade com protocolo especial para automação em seus avançados receivers.
Depois de lançar no mercado americano (mais detalhes aqui), a Denon traz ao mercado brasileiro a tecnologia Crestron Connected embutida nos modelos AVR-4520, AVR-X4000 e AVR-X3000. O objetivo é facilitar a integração do receiver e, consequentemente das fontes conectadas, aos sistemas de automação da Crestron como se fosse um equipamento nativo – Crestron Electronics HQ –, evitando a necessidade de módulos de programação.
Por meio do conector de rede (LAN) ou Wi-Fi presente nesses receivers, é possível criar interfaces personalizadas para monitoramento e gerenciamento a partir de tablet, smartphone e painéis Crestron. Além disso, a tecnologia promete ampliar as possibilidades de comandos de recursos de som ambiente (Zone 2, 3 e 4) e streaming de áudio, via rede doméstica e/ou internet.
Segundo a distribuidora Syncrotape, o software Crestron Connected já está disponível para os receivers à venda oficialmente no país.
Fonte: redação HT&CD / Syncrotape
Show de bola
ResponderExcluir