Em um mês, exatamente o período que antecedeu o início da Copa 2014, as vendas de TVs tiveram crescimento de 60% no país. É o que mostra levantamento da empresa alemã GfK, que monitora o mercado de eletrônicos em mais de 100 países. Segundo o estudo, o mercado brasileiro foi o que registrou até agora maior impacto nas vendas devido à Copa.
A pesquisa apontou que houve aumento nos cinco principais países europeus que têm seleções disputando a Copa com chances de vitória: Alemanha, Espanha, Itália, França e Inglaterra. No entanto, uma análise dos números semana a semana revela que esses países têm hoje um mercado consumidor mais saturado do que os latinoamericanos, incluindo Brasil, Argentina e Chile. Estes tiveram aumento superior a 50% por causa do futebol.
Ainda segundo a GfK, boa parte do crescimento no Brasil tem a ver com a procura por TVs de plasma com tela acima de 50 polegadas, cujos preços caíram muito nos últimos meses, após a Panasonic - maior fabricante mundial - anunciar que não irá mais fabricar esse produto. O levantamento indica que, enquanto as vendas de TVs LCD nas últimas semanas subiram 35,5%, as de plasma registraram crescimento de 64,5%.
Outro dado apontado na pesquisa é o de que o consumidor brasileiro é o maior fã dos TVs de tela grande, entre os países analisados. A participação dos modelos com mais de 50" no mercado nacional subiu de 18,6% em março para 27,3% no final de maio último.
Para saber quais são os modelos de TV à venda atualmente e comparar suas características, acesse nosso Guia de Compras.
FONTE: GfK
Comentários
Postar um comentário